Ideia Sistemas

Indústria aposta em Inteligência Artificial generativa para transformar vendas

A Inteligência Artificial vem modificando a dinâmica de distribuição e de vendas na indústria do Brasil e do mundo nos últimos tempos, principalmente em negócios estratégicos com pequenos varejistas. Um estudo realizado pelo Gartner prevê que, em 2025, 35% dos diretores de vendas (CROs) irão estruturar equipes híbridas que contemplem funções com agentes inteligentes dentro de suas estratégias de go-to-market. Essa tendência reforça o papel da indústria na adoção de tecnologias que garantam maior eficiência e personalização no relacionamento com o varejo.

O levantamento do Gartner também aponta que 75% dos profissionais de vendas já utilizam insights baseados em dados para otimizar atividades e 84% afirmam que seus sistemas fornecem recomendações de melhores ações a serem tomadas com clientes e prospects. Agora, o próximo passo é expandir esse potencial com a Inteligência Artificial, permitindo que as equipes comerciais façam atendimentos totalmente personalizados e automatizados.
Dados da Yalo, empresa que oferece uma plataforma inteligente de vendas com agentes, revelam que as empresas estão mais abertas a soluções integradas, visando maior escalabilidade e produtividade. Nos últimos cinco anos, o portfólio de produtos das grandes indústrias cresceu, enquanto os times de vendas permaneceram do mesmo tamanho. Isso demonstra a necessidade da adoção de soluções baseadas em Inteligência Artificial e automação para manter a competitividade e manutenção do relacionamento com os varejistas.
“A capacitação baseada em casos de uso com IA é fundamental para mostrar como a tecnologia pode ser um multiplicador de força para as equipes de vendas. Ela permite que os vendedores se concentrem em atividades estratégicas, enquanto a Inteligência Artificial cuida das tarefas repetitivas”, explica Manuel Centeno, Co-Fundador e General Manager Brasil da Yalo.
Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br

Autor do Post

Picture of Antônio Carlos

Antônio Carlos

Editor