Ele não é muito diferente do modelo que você já conhece, geralmente arquivado em computador, celular, cartão inteligente ou token. A diferença do certificado digital na nuvem é o modo de armazenamento, que fica localizado na nuvem da Certisign.
Esta tecnologia permite que ele possa ser acessado a partir de qualquer dispositivo e lugar do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, é importante que você saiba: para o certificado na nuvem funcionar são necessários:
- celular ou tablet – que será usado para gerar a senha de autenticação;
- computador com aplicativo desktopID – que fará a conexão entre o certificado e o sistema que você deseja acessar. Somente em alguns casos é possível acessar aplicações sem o computador. Alguns exemplos são os sites Gov.br e e-Cac.
Dessa forma, é importante apresentar o maior benefício do remoteID: sua plataforma de gerenciamento. A versão na nuvem do certificado digital é a única que oferece uma central para administrar o uso, resetar a senha, entre outras funcionalidades. Por isso, pode-se dizer que o certificado na nuvem é a versão mais completa.
Como funciona o certificado digital na nuvem?
O funcionamento do certificado digital em nuvem é muito simples. Ele pode ser acessado de qualquer máquina e dispositivo através da nuvem.
O certificado digital na nuvem é tão seguro quanto os armazenados em mídias físicas. A vantagem é que ele vem acompanhado por uma plataforma de gerenciamento que permite resgatar a senha, solicitar a renovação de maneira mais simples, consultar histórico de uso, entre outras funcionalidades.
Fonte: https://blog.certisign.com.br